Se você está lendo este artigo e não sabe o que é DevRel, te convido a ler meu artigo que explica sobre isso.
Agora vamos ao que interessa: preciso ser dev pra ser DevRel?
Quando falamos sobre Developer Relations, falamos sobre o nosso usuário (público-alvo) serem as pessoas desenvolvedoras, ou pessoas da área tech num aspecto mais amplo, pois temos QAs, DevOps e por aí vai, que também podem ser nosso público.
Esse público em específico costuma ter suas particularidades. Esse é um dos motivos da nossa área existir: trabalhamos de uma forma diferente quando trabalhamos com devs como público.
E isso nos leva a:
Para entender esse público, precisamos entender esse público 😅 Entende onde quero chegar?
Precisamos, muitas vezes, entender como é seu dia a dia, suas dores, etc., para conseguir criar essas relações genuínas e chegar até eles de uma maneira honesta, atuando de forma a representá-los para a empresa e a representar a empresa para eles, de forma equilibrada.
Mas, para entender tudo isso, você precisa ser dev?
Minha resposta direta e crua para isso é: não.
Eu comecei minha carreira na área tech como desenvolvedora de software, e isso, sem sombra de dúvidas, me deu um background muito bom para conseguir trabalhar com esse público em DevRel. Mas, se você não era dev, eu genuinamente não acredito que isso te impeça de ser DevRel.
Como mencionei, é importante entender esse público, então provavelmente você vai acabar tendo que estudar pelo menos o básico da área e começar a entender como as coisas funcionam e tá tudo bem! Até porque eu considero que um dos nossos “superpoderes” é estar disposto a aprender linguagens e ferramentas específicas, dependendo de onde você vai trabalhar.
Uma das coisas que eu mais gosto em Developer Relations é justamente ver como é uma área bem multidisciplinar. Você tem ali dentro, não necessariamente nessa ordem e nem obrigatoriamente tudo isso - desenvolvimento, comunicação, escrita, criação de conteúdo…
E precisa de muita:
- Empatia
- Escuta ativa
- Curiosidade
- Resolução de problemas
- Adaptabilidade
- Inteligência emocional
- Proatividade
Claro que, se você for atuar em uma posição que precise de alguém muito técnico em desenvolvimento, bom… aí você já sabe, né? haha.
Mas o meu ponto é: DevRel pode ser pra você também!
Em resumo:
Não. Não precisa ser dev para ser DevRel.
Ter experiência técnica ajuda muito, mas pessoas com background em comunicação, marketing, design ou comunidade também podem atuar em DevRel, desde que entendam o público dev e consigam traduzir necessidades técnicas.